terça-feira, 16 de novembro de 2010



“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho” ( Salmo 119.105)




       A Bíblia é a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo a homens santos de Deus, que a escreveram fielmente em hebraico, aramaico e grego. Ela é a magna carta do Pai celestial para seus filhos, ansiosos por conhecer os seus planos e a sua vontade a fim de executá-los. “Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, e por quem fez também o mundo;” (Heb.1.1).

Jesus, ao enfrentar a tentação no deserto, respondeu a Satanás directamente nestes termos: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus;” (Mat. 4.4). Ela é o alimento espiritual para uma vida espiritual, daqueles que nasceram de novo, de Deus, pela palavra da verdade. Quem, na realidade, se interessar pelos bons conselhos terá de seguir o exemplo dos apóstolos, e cumprir estes cinco requisitos essenciais:


Ler a Palavra de Deus,
Estudar a sua mensagem,
Meditar no seu significado,
Praticar a sua aplicação,
Ensinar a sua verdade.


Todos os cristãos devem criar o sagrado hábito de ler, diariamente, uma porção adequada da Palavra de Deus para desenvolver a sua fé, os seus conhecimentos teológicos, e o seu poder espiritual, com a respectiva aplicação na experiência diária. Convém criar um sistema pessoal de leitura com apontamentos sobre ideias importantes para recordar.

A Bíblia é uma colecção de 66 livros, escritos por cerca de quarenta autores inspirados pelo Espírito Santo. Estão 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Desde o Génesis, escrito por Moisés, cerca de 1500 a. C., até Apocalipse, por João, cerca de 100 d. C., demorou à volta de 1600 anos a sua feitura total. Várias organizações especializadas têm-se empenhado na sua tradução para as línguas de todos os povos. 

O Antigo Testamento descreve uma nação, Israel, e o seu prometido messias, Jesus. O Novo Testamento descreve o Homem modelo, Jesus, e a sua Igreja que luta pelo reino dos céus.

" Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário